
Instituto de Famílias de
Schoenstatt
BRASIL

INSTITUTO DE FAMILIAS DE SCHOENSTATT
O Instituto de Famílias de Schoenstatt é uma comunidade de casais de vida consagrada com vínculo jurídico. Vive os conselhos evangélicos de maneira mais perfeita possível encarnando o ideal da Sagrada Família de Nazaré conforme a época atual.
NOSSA VISÃO
Nossa visão tornou-se realidade! Atualmente, na Europa, na América do Norte e do Sul, numerosos casais de nossa comunidade trilham esse caminho de seguimento a Cristo, como num “Convento” moderno.
NOSSA ESPIRITUALIDADE
A original aliança de amor em Schoenstatt, com Maria a Mãe de Deus, é importante fonte de forças na nossa vida diária. É nosso caminho para viver a aliança de amor com o cônjuge e com Cristo no matrimônio, assim como com as pessoas que Deus nos confiou.
NOSSA COMUNIDADE
Orientamo-nos pelos conselhos evangélicos. Nosso estilo de vida como casal e família se diferencia pela sua natureza, daquele dos religiosos celibatários. O objetivo, entretanto, é o mesmo: viver decididamente nossa vocação, em total seguimento a Cristo
NOSSA HISTÓRIA
Nosso fundador Padre José Kentenich foi um homem com grande sensibilidade para as necessidades do seu tempo. Cedo – desde 1930 – reconheceu o significado do matrimônio e da família para a renovação da sociedade e da Igreja. Desde então trouxe em si a idéia de fundar um novo tipo de movimento familiar.
16 de julho de 1942
Através do contato com professores protestantes da escola Bodelschwingh no campo de concentração de Dachau, em 1942, tornou-se-lhe evidente a força que irradiava da família dos pastores para a sua comunidade. Muitas vezes tinham a função de serem modelo, sendo núcleo portador e animador da comunidade. Nosso fundador viu nesse encontro uma mensagem de Deus e convenceu-se de que também a Igreja Católica precisa de tais famílias. Sua resposta a este chamado divino foi a fundação de nossa comunidade, com o objetivo de que ela, no correr do tempo, torne-se também núcleo portador e animador de toda a Obra das Famílias. Ele tinha em vista uma comunidade que tivesse como tarefa assegurar o ideal católico do matrimônio e da família, adaptado ao nosso tempo, vivendo-o modelarmente.


Dr. Fritz Kühr
No Dr. Fritz Kühr, um político social-cristão, ele descobriu uma pessoa a quem pode empolgar por suas idéias. Assim, em 16 de julho de 1942, se realiza a fundação de nossa comunidade.
O Dr. Kühr foi para Dachau como prisioneiro político. A Providência Divina aproximou o Dr. Kühr e o Pe. Kentenich e houve uma identificação recíproca. O pai fundador viu no Dr. Kühr a pessoa adequada para iniciar o Instituto de Famílias. Isso só foi possível pelo fato de que Fritz era um homem casado. Sua esposa se chamava Helene.
Fritz e Helene Kühr
Fritz e Helene Kühr se casaram em 08 de novembro de 1922 na cidade alemã de Bad Lippspringe, na paróquia de S. Martin. Ele, político e economista; ela, professora e poetisa. O sim matrimonial de Fritz e Helene também faz parte de nossa história, porque foi a partir desse sim que se tornou possível a fundação do Instituto de Famílias e da Obra de Famílias de Schoenstatt.
Como casal, viveram momentos felizes e também enfrentaram muitas dificuldades. No contexto da segunda guerra mundial, viram-se obrigados a ficar dez anos separados fisicamente: o esposo, no campo de concentração de Dachau, enquanto ela precisou emigrar sozinha para o Brasil, para a cidade de Rolândia, numa época em que ali predominava uma vida precária, no meio da mata. Além disso, passaram por doenças e, poucos anos após se reencontrarem no Brasil, novamente foram separados pela morte prematura de Dr. Fritz Kuhr. Apesar de todas as dificuldades, nunca perderam a fé em Deus e o amor entre eles. Por isso, a sua vida matrimonial é um exemplo para nós. Seus restos mortais estão sepultados juntos no monumento dos heróis ao lado do Santuário de Schoenstatt de Londrina, no Brasil.



No pós-guerra desenvolve-se, então, o movimento de famílias na Alemanha. No ano de 1962 algumas famílias se colocaram à disposição para iniciarem o Instituto. No ano de 1968, nosso fundador constituiu a primeira Direção Geral. Com isso, nossa comunidade alcançou a autonomia dentro da Obra de Schoenstatt e começou a se espalhar internacionalmente.
Comunidade Internacional
O Instituto das Famílias de Schoenstatt conta atualmente com cerca de 320 casais e está presente em 21 países:

O futuro da sociedade e da Igreja é decidido na família. Por isso precisamos de famílias que, por sua vida e seu ser, impulsionem a transmissão da vida cristã integral e adaptada ao nosso tempo.
Nosso fundador, Padre José Kentenich (1885-1968) teve esta perspectiva quando, em 1942, fundou este instituto secular de casais católicos, no marco da Obra de Schoenstatt.
Nossa comunidade ajuda os casais a tornarem seu matrimônio vivo e fecundo. Ajuda a formar famílias nas quais se eduquem os filhos como personalidades cristãs livres; famílias que sejam oásis para seus integrantes e adjacências, nas quais a fonte da vida esteja sensivelmente presente e o matrimônio seja um caminho à santidade, um sacramento, uma realização e uma escola do amor divino.
Somos o Instituto de Famílias de Schoenstatt!
![Instituto Secular de Familias - Schoenstatt [VIDEO INSTITUCIONAL]](https://i.ytimg.com/vi/fw52xckw8Gc/maxresdefault.jpg)
Instituto Secular de Familias - Schoenstatt [VIDEO INSTITUCIONAL]
Ser membro do Instituto de Famílias de Schoenstatt é viver a vocação matrimonial e familiar como um caminho de santidade e missão, guiado pela espiritualidade da Aliança de Amor com Maria. É permitir que a fé transforme o cotidiano da família em um espaço de graça, onde o amor se torna fonte de transformação pessoal e social. Como comunidade, os membros se apoiam mutuamente em um compromisso de formação contínua, fiel à pedagogia do Padre José Kentenich, para serem luz e testemunhas do Evangelho no mundo.